entender o sistema nervoso
O sistema nervoso central é o que comanda várias funções em nosso corpo, sendo primordial para o bom funcionamento do mesmo, pois o cérebro é responsável pela percepção das diferentes sensações através dos sentidos, inteligência, memória, entre outros. O cerebelo é responsável pelo equilíbrio e o bulbo tem uma região denominada nó vital, que comanda os movimentos respiratórios e os batimentos cardíacos, principalmente.
O sistema nervoso periférico leva as informações do cérebro ao corpo e do corpo ao cérebro.
Há também o sistema nervoso autônomo, que se subdivide em: simpático e parassimpático. O primeiro faz com que o organismo reaja a uma determinada ação, prazerosa ou de estresse, por exemplo, enquanto que o parassimpático faz com que o organismo volte em seu estado normal.
Estratégias
- Encéfalo e sistema nervoso: e os neurônios?
- Encéfalo e sistema nervoso;
- Dos receptores à medula espinhal.
2) Divida a classe em três partes, sendo que os alunos da primeira parte lerão em dupla ou trio o texto "Encéfalo e sistema nervoso: e os neurônios?". Essa estratégia deverá ser utilizada para as outras duas turmas separadas inicialmente.
3) Peça que alguma dupla que trabalhe o texto acima explique, espontaneamente, as informações contidas nele. As outras duplas podem complementar o que for necessário.
4) Esse mesmo procedimento deverá ser realizado com os textos "Encéfalo e sistema nervoso" e "Dos receptores à medula espinhal".
5) Após as explicações e possíveis discussões sobre o assunto, organize as informações na lousa.
6) Solicite aos alunos que tragam como lição de casa, por escrito, um fato ocorrido com algum familiar, por exemplo, ou uma história relacionada à reação de uma pessoa diante de uma situação de medo ou alegria, descrevendo-a.
7) Após a leitura de algumas situações, explique através de uma aula expositiva as reações do sistema nervoso autônomo, relacionando-o aos diferentes sistemas do corpo.
Sugestões e dicas
Os alunos devem pesquisar sobre as diferentes anestesias e a atuação delas no corpo, relacionando-as ao sistema nervoso.
Também é interessante dramatizar situações problemas na sala, a fim de identificar possíveis reações do sistema nervoso autônomo.